23 de junho de 2026
15:36
Por: Mariana Campos
Fotos: Secid
Na última quarta-feira (17), em alusão ao Junho Violeta, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou uma roda de conversa no Clube do Idoso. O intuito foi de promover informação, conscientização e fortalecimento da garantia de direitos.
Administrado pela Secid, o espaço público oferece o ano todo, atividades, eventos e ações voltadas ao público a partir de 55 anos de idade. O intuito é contribuir no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, além da prevenção de situações de risco social.
A iniciativa contou com a participação da assessora Gabriele Vieira e da coordenadora Nadia da Costa Teixeira, ambas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), que falaram sobre inclusão digital e deram orientações sobre a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência, bem como os direitos assegurados das pessoas idosas e os mecanismos de proteção disponíveis.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 100 (24 horas por dia). Os munícipes também podem registrar casos de violência contra a pessoa idosa diretamente na Delegacia do Idoso, localizada na Avenida Mário Campolim, 295, no Parque Campolim. Os telefones são: (15) 3234-2111, 3221-3999 e 3234-2122. Também é possível denunciar na Ouvidoria Municipal, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: https://atendimento156.sorocaba.sp.gov.br/.