Hospital Municipal Santa Isabel promove treinamento sobre prevenção e tratamento de lesões por pressão

A prevenção é o método mais eficaz para minimizar o surgimento de lesões por pressão (LPPs), que geram custos e impactam a qualidade de vida dos pacientes. E foi com o objetivo de prevenir e capacitar os profissionais no tratamento de pacientes com LPP que o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou, nesta terça-feira (16), um treinamento direcionado a profissionais, como médicos e enfermeiros, diretamente envolvidos na assistência aos usuários, garantindo um cuidado cada vez mais seguro e humanizado.

“A prevenção de úlceras de pressão é fundamental para evitar sofrimento para os pacientes internados com infecção e dor, além do aumento do tempo de internação e afastamento dos seus lares e famílias”, destacou a médica intensivista Mariana Gama, coordenadora médica da UTI III na unidade hospitalar administrada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O treinamento foi conduzido pela enfermeira estomaterapeuta Raquel Veiga, especialista no cuidado de feridas, que abordou tópicos essenciais, como a definição de lesão por pressão, identificação de fatores de risco, técnicas de prevenção como mudança de decúbito e uso de superfície de apoio, bem como métodos de avaliação da pele e tratamento das feridas conforme seu estágio.

“É com muita satisfação ver um hospital tão preocupado com o bem-estar do paciente, como o Hospital Santa Isabel. Essa reciclagem, essa educação continuada é necessária, principalmente por se tratar de um tema tão importante, que é para auxiliar na redução dos índices de lesão por pressão, um diagnóstico que impacta diretamente na vida dos pacientes, que muitas vezes leva a um tempo maior de internação, custos com insumos, tempo da enfermagem e pode levar até mesmo esse paciente a óbito”, afirmou Raquel Veiga.

Na ocasião, os profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel discutiram as melhores práticas para identificar, prevenir e tratar as lesões no dia a dia, garantindo um cuidado mais qualificado e seguro aos pacientes da unidade.

Segundo a enfermeira Elisiene Brito, coordenadora de enfermagem da UTI III, prevenir lesão por pressão é cuidar da segurança, conforto e qualidade de vida do paciente. “Pequenas atitudes no dia a dia, como mudanças de decúbito, avaliação frequente da pele, uso adequado de superfícies de apoio e hidratação, fazem toda a diferença. Mais do que evitar complicações, a prevenção demonstra nosso compromisso com um cuidado humanizado e seguro. Cada medida aplicada é uma forma de proteger, acolher e garantir dignidade ao paciente”, ressaltou a profissional.

O treinamento foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Santa Isabel, em parceria com a Gerência de Enfermagem e a Coordenação da UTI III.

Meta de segurança – A redução do risco de quedas e lesões por pressão é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, definidas por entidades internacionais que reforçam boas práticas no cuidado prestado por profissionais de saúde e que contribuem para preservar a vida, integridade e dignidade dos pacientes nas unidades de saúde.

As lesões por pressão são danos localizados na pele. A incidência aumenta de acordo com os fatores de risco, como idade avançada, restrição ao leito, obesidade e exposição da pele à fricção.